ENTENDA OS TERMOS: GLEBA, LOTEAMENTO E DESDOBRAMENTO

ENTENDA OS TERMOS: GLEBA, LOTEAMENTO E DESDOBRAMENTO

Wooden city and houses. concept of rising prices for housing or rent. Growing demand for housing and real estate. The growth of the city and its population. Investments. agglomeration and urbanization

Como é difícil para quem está começando a investir no ramo imobiliário entender alguns termos utilizados.

São necessários anos de estudos dos conceitos e leis que regem essa categoria, para poder regularizar, negociar e vender um lote. Por essa razão, vamos explicar o significado dos termos loteamento, desdobramento e gleba que são bastante utilizados e que também são importantes para quem é estudante, comprador ou visionário.

 

GLEBA

A estrutura inicial começa pela gleba, que podemos comparar com a massa de uma pizza que ainda não possui absolutamente nada. A gleba é o todo, um espaço de terra não fracionado.

 

LOTEAMENTO

O loteamento acontece quando a gleba começa a ser subdividida, ou seja, são as partes das pizzas. Nessa fase, será aplicada a estruturação urbana: criação de bairros, vias, ruas e logradouros.

 

DESDOBRAMENTO

Já o desdobro podemos dizer que é a mesma pizza que foi cortada, mas que você deseja – em uma parte dela – acrescentar outros recheios. Vamos lá, é quando o loteamento já foi feito, mas surtirá algumas alterações sem mexer na estrutura existente. O lote será cortado para o nascimento de outro, porém nenhuma via será modificada. É o lote dentro do lote. Aqui as partes devem possuir um dimensionamento padrão exigidos pelo Município.

 

Toda as alterações feitas em qualquer uma dessas fases deve ser comunicada e solicitada ao poder público. É preciso analisar as leis que amparam cada um delas para não haver problemas judiciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *